Património

Castelo de Pombal:
A memória mais antiga da Cidade. Foi mandado construir por Gualdim Pais. No século XVI passou a ser residência do alcaide-mor e com as invasões francesas foi arruinado. É hoje uma das mais bem preservadas fortalezas militares do país.

Celeiro do Marquês:
Edifício de dois pisos. O primeiro é constituído por cinco portas de verga arqueada, apresentando a porta principal as ombreiras ligeiramente decoradas e encimadas pelo brasão do Marquês. No segundo Piso apresenta cinco janelas de lintel curvo diferenciadas entre si. De salientar o madeiramento do tecto, construído de forma a atenuar os efeitos sísmicos.

Igreja do Cardal:
De estilo Barroco, apresenta uma planta cruxiforme. de notar a lápide evocativa da sepultura do Marquês de Pombal. Aqui descansaram os restos mortais do Marquês de Pombal até 1857.

Igreja do Carmo:
Num dos extremos da Praça Marquês de Pombal, a Igreja do Carmo foi construída em 1760 em honra de Nossa Senhora do Carmo. No século XIX foi sede da confraria da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Igreja de São Martinho:
De fundação medieval, apresenta várias capelas de talha dourada, destacando-se a capela da Senhora da Piedade, encimada pelo brasão do capitão Jorge Botelho.

Torre do Relógio Velho:
Mandada construir por D.Pedro para receber os tributos dos não cristãos em dia de São Martinho.

Cadeia:
À direita da Igreja Matriz encontra-se a Cadeia mandada construir pelo Marquês de Pombal. O seu interior sofreu profundas alterações há alguns anos. O piso térreo teve algumas obras de beneficiação em 1875-77. De realçar a presença de uma pequena sineta que terá vindo da Torre do Relógio.

Solar da Quinta da Gramela:
Cerca de 3 Km de Pombal, na estrada que liga o lugar de Estrada para a Aldeia dos Anjos, é hoje propriedade particular. Em 1759 era constituída por casas térreas. Posteriormente é feito o solar, edifício de dois pisos com uma capela adjacente, tem em anexo um duplo páteo que servia de residência aos criados, de arrumo de alfaias e depósito de produtos agrícolas.

Casa do Marquês :
Casa onde o Marquês de Pombal passou os últimos anos da sua vida e foi sujeito a interrogatório pela sua ação enquanto estadista. Situa-se na Praça Marquês de Pombal junto à Igreja Matriz.

Outras Casas Brasonadas:
Na rua António José Teixeira, uma casa modernizada contém um escudo esquartelado que veio da Quinta das Mondrarias e que se caracteriza por ter no primeiro quartel um leão circundado de outros animais. No segundo quartel possuie as armas dos Ataídes. No terceiro, as armas dos Sousas, e no quarto as armas dos Barros.

Casa Arte Nova :
Edificada em 1930 segundo projecto de Ernesto Korrodi, com função inicial de habitação e comércio. Apresenta uma planta rectangular de volumes simples, cobertos por um telhado de quatro águas.

Hospedaria :
Edificação situada em frente da Igreja de São Martinho.

Ponte sobre o Rio Arunca:
Construída no século XVIII para a passagem da Estrada Real.

Largo do Pelourinho :
O Pelourinho original encontra-se em fragmentos nos claustros do Convento do Cardal. No seu lugar encontra-se um moderno Pelourinho evocando os senhores de Pombal.

Busto do Marquês de Pombal:
Situa-se no Jardim Municipal do Cardal. É uma estátua de bronze de Fernandes de Sá com base em calcário da autoria de Ernesto Korrodi. É a primeira estátua erigida ao Marquês em Portugal. Foi inaugurada em 1907.

Praça Marquês de Pombal:
Aqui domina a Igreja Matriz de São Martinho ligada à paz de que foi obreira a Rainha Santa, dando também nome à comenda da Ordem de Cristo de que o Marquês foi senhor.